Vou passar algumas dicas (lembrando que tenho a portrait 1) que espero, sejam úteis:
1. A dica mais preciosa é: estude!
Assista vídeos no YouTube e mexa muito no programa studio silhouette.
O ideal é já dominar o básico do programa quando a máquina chegar. É quando ela chegar fazer o curso que geralmente a acompanha.
Há canais muito interessantes no YouTube e posso afirmar que aprendi tudo que sei, que é o suficiente para fazer muita coisa, com eles.
Se achar necessário, pode fazer um curso pago. Eu não fiz (não trabalho com isso, scrap e silhouette são um hobby).
E não pense que vai aprender tudo de uma vez. Os estudos e os treinos se perpetuam. Depois de um ano ainda estou aprendendo, me aprimorando.
1.1. YouTube: é difícil indicar um canal específico e dizer que ali você vai aprender tudo. O ideal é pesquisar "silhouette iniciantes " "curso " básico " é ir assistindo, seguindo quem você achar que ensina bem. Depois as pesquisas passam a ser específicas "como fazer print andar cut" "como fazer rastreio" .
Não ignore vídeos do tipo "como montar a caixa tal...", muitas vezes o passo a passo inclui sua dúvida. Aliás esse tipo de vídeo é muito interessante para aprender o básico.
1.2. Grupos no Facebook: tem um monte de grupos sobre silhouette e neles todo tipo de dúvida já foi respondida. Vale a pena se inscrever em alguns deles. Muitos também fornecem moldes gratuitamente.
2. O primeiro corte.
Depois de estudar muito, você pode abrir a caixa da silhouette.
2.1. Escolha um molde simples ou faça alguns desenhos de quadradinhos e círculos.
2.2. Escolha o papel. Dica: 180g para cima e A4 para facilitar a vida.
2.3. Pegue a base de corte. Fique ciente de que base de corte nova e original tem cola bem forte, vai ser difícil tirar o papel mesmo e ele pode até rasgar. Normal. Relaxa. Tem gente que ensina a tirar um pouco do poder de cola na pele ou cortando um papel mais grosso.
Coloque o papel na base corte, respeitando as marcações de A4.
2.4 Carregue a base de corte na máquina, na portrait 1 usando o botão quadriculado, primeiro de cima:
**Jé errei muito usando o outro botão - que serve para carregar materiais que são cortados sem base corte, como o vinil - aí o corte começa mais em cima, atingindo a base de corte.**
E posicionando a base na segunda marcação (primeiro risco menor), assim:
Essa posição faz com que os roletes sempre passem por cima do papel, o que o deixa mais firme e também protege os roletes de acumular cola. Por essa razão não gosto de cortar papel menor do que A4 ou retalhos.
2.5. Agora ferrou. A configuração de corte.
Primeira questão: se a sua lâmina não é auto ajustável, como a minha, tem que lembrar de alterar a lâmina fisicamente também.
Que configuração usar? Esquece os materiais que já vem cadastrados. Você vai criar seus próprios materiais.
As telas variam conforme a versão do studio silhouette, mas em tese é o seguinte:
Na opção de corte por linha, nas opções de escolha de material vai ter esse botão de adicionar novo material. Depois de criado, o material terá o nome genérico de novo material, clique com o botão direito do mouse e em renomear. Coloque o nome que quiser, sugiro nome do papel e gramatura, exemplo offset 180g, color plus 240g, etc.
Agora vamos fazer o teste de corte para achar a melhor configuração para cortar o papel sem estragar a base.
Se o papel é 180g e a lâmina e base são novas, dá para começar com lâmina 3, velocidade 5 e espessura 20.
Base carregada com papel na máquina, clique no botão Teste. A máquina cortará um quadradinho com um triângulo dentro.
Deu certo? Salva a configuração. Não deu? Aumenta (ou diminui se você achar que o corte atingiu muito a base) a espessura e faz um novo teste, posicionando a lâmina em outro local do papel. É vai fazendo até dar certo. Se precisar, aumenta a lâmina (não esqueça de mudar fisicamente também) ou aumente o número de passadas.
Deu certo? Corta o molde. Pronto.
Testa o próximo material fazendo tudo isso de novo.
2.6. Vida que segue
As configurações não serão fixas e eternas. Você pode precisar fazer ajustes conforme cada projeto: linhas retas simples e poucas, você pode aumentar a velocidade e a espessura. Cortes detalhados, rendados você terá que diminuir a velocidade e talvez a espessura. Conforme a lâmina se desgasta, as configurações acompanham. É só ir salvando as alterações.
O ideal é anotar as configurações iniciais para quando você tiver uma nova lâmina ter um parâmetro para o início dos testes novamente .
Bom se atentar também que nem todo papel de mesma gramatura terá a mesma configuração. Por experiência sei que o color plus 180g parece ser mais "duro" que o offset e o fotográfico. E que o color plus 180g preto Los Angeles é mais "duro" que outras cores.
Outra configuração interessante é a de vinco a ser usada em linhas de molde para dobradura que geralmente são tracejadas, mas esse é um assunto mais avançado. Memorize a palavra "vinco" e daqui umas vinte ou trinta caixinhas, pesquise sobre isso.
Dica final: eu uso papel 180g e 240g e pelos meus testes usariam lâminas de tamanho diferente (ex.: 3 para 180g e 4 para 240g), então preferi encontrar uma configuração para o 240g que usasse a mesma lâmina do 180g, mas com duas passadas (ou dois passos ou corte duplo), assim, evito de ter que ajustar a lâmina fisicamente toda vez que trocar de papel e evito perder papel por esquecer disso.
3. Print and cut
Apesar de ser aparentemente simples, é meio complicadinho para iniciantes. Eu sofri...
Para fazer o print and cut, você deve usar marcas de registro que serão impressas junto com o projeto.
Essas marcas guiam a máquina sobre onde cortar o papel.
- Primeira dica que parece boba, mas é muito válida. Depois de imprimir o projeto, não mexa em nada no arquivo. Um milímetro para o lado e o corte perfeito vai para o ralo.
- Qualquer falha na impressão ou vai impedir a leitura das marcas ou vai cortar errado... (sabe aquele borradinho no final?? - aliás os especialistas na www dizem que isso é causado por papel úmido).
- Coloque o papel na base com muito cuidado para não ficar desalinhado.
- Há quem diga que o papel glossy, por causa do brilho, pode atrapalhar a leitura nas marcas de registro e portanto na hora da leitura a tampa deve estar fechada, luzes apagadas etc.
- Manda cortar. Se tudo estiver ok, vai dar tudo certo. Se der erro de registro, use a leitura manual (pesquisa no YouTube, em vídeo é mais fácil aprender).
- Se o erro persistir, ou o papel está muito torto, ou a impressão está torta, a impressão está falha (há quem reforce as marcas com canetinha preta! nunca fiz, mas fica a sugestão), as imagem podem estar muito perto das marcas e atrapalhando a leitura (há quem diga que não pode haver qualquer imagem na parte hachurada de cinza perto das marcas), as marcas de registro estão em tamanho alterado (todo mundo recomenda não alterar o padrão) ou a base de corte está torta! Sim, essa última causa demorei a aprender e vi em um grupo do Facebook: quando a base de corte está velhinha, de tanto o rolete passar no mesmo lugar, a base entorta e o papel acaba não ficando alinhado o suficiente para o sensor ótico fazer a leitura das marcas de registro. Solução: compra uma base nova só para print and cut e deixa a velhinha para cortes simples (sem marcas de registro).
- Tem muitas pessoas que se cansaram dos erros de leitura de registro e deram um jeito de cortar sem marcas de registro... É toda uma prática de aprender a alinhar papel e base. Creio que para cortes de caixas, funcione mais facilmente. Mas, para elementos, figuras, com recorte preciso e sem bordas o cara tem que ser ninja. Uma opção para caixas com um só papel digital de fundo (sem detalhes, sem impressões diferentes a cada lado) é imprimir a folha toda e recortar sem marca de registro. Larga mão disso e volta no assunto daqui uns 50 print and cut.
- Sangria: impressão um pouco maior que as linhas de corte para evitar bordas brancas (joga no YouTube que o povo ensina direitinho).
- Dica final: posição das marcas para maior aproveitamento da folha: 1 cm de cada lado, exceto parte inferior que deve ser no mínimo 1,3 cm ou 13 mm:
Espero ter dado uma luz e não mais um nó na cabeça do iniciante!!
E que Luz! Parabéns!
ResponderExcluir